Teste de Estanqueidade

Uma das especialidades da Almeida e Lima é a realização de Teste de Estanqueidade em tubulações de Gás. O Teste de Estanqueidade é realizado para diagnosticar se a tubulação tem vazamentos, como forma de manutenção preventiva.

O Teste de Estanqueidade é o processo que assegura que sua instalação de  gás está apta para uso e para que você se assegure que não tenha vazamento, garantindo tranquilidade e a integridade física de seus funcionários e clientes em seu comércio e indústria.

Recomenda-se que o Teste de Estanqueidade seja executado em redes existentes realizando periodicamente a cada 12 meses e sempre que a tubulação sofrer qualquer tipo de alteração, para garantir que a mesma encontra-se em condições de uso, sem vazamentos e prováveis riscos de explosão.

A Almeida e Lima é uma empresa homologada BIP (Building Installation Performance), Certificado de Qualidade emitido pela Fundação Vanzolini e possui todos os requisitos técnicos necessários para garantir qualidade e segurança dos serviços prestados. 

Com nível diferenciado, a Almeida e Lima trabalha com as regulamentações e normas técnicas vigentes no país e possui profissionais qualificados e experientes para realização dos serviços descritos, além de fornecer toda documentação que se faz necessária, sendo emissão de Laudo Técnico e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), assinado por um engenheiro devidamente registrado no CREA, assegurando o serviço prestado.

FAQ’s

TESTES E LAUDOS

Por que tenho que fazer teste de estanqueidade?

Para garantir que suas instalações de gás estão estanques, ou seja, sem vazamentos, íntegras, primando assim pela segurança de todos que utilizam o imóvel, pois o gás além de tóxico é explosivo.

De quanto em quanto tempo tenho que fazer o teste?

Anualmente ou em período menor, se desejar. Os órgãos fiscalizadores como Corpo de Bombeiros, por exemplo, só aceitam documentação de testes com até um ano.

A Almeida e Lima emite A.R.T. para renovação de AVCB?

Sim. Fazemos todos os testes e vistorias necessários para emissão do Atestado de Instalações e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para entrega ao Corpo de Bombeiros visando a renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

OBRAS E MANUTENÇÃO

As tubulações são aparentes ou embutidas?

Durante uma obra de instalação de tubulações de gás, as mesmas podem ser executadas aparentes ou embutidas/enterradas, dependendo da opção do cliente, desde que atendidas as normas técnicas vigentes.

De que cor são pintadas as tubulações de gás aparentes?

Em locais onde a estética é primordial, como em fachadas de edifícios e interiores, por exemplo, a norma técnica permite a pintura da tubulação na cor predominante da fachada ou do ambiente, desde que sinalizada como sendo tubulação de gás. Em áreas técnicas ou onde a estética não seja primordial, a tubulação deve ser pintada na cor amarela.

O diâmetro do tubo vai atender ao meu consumo?

Sim. Efetuamos o cálculo de todas as instalações (dimensionamento), inclusive utilizando software desenvolvido pela Comgás para conferência dos diâmetros das tubulações, visando o atendimento do consumo e até de previsão de consumo para pontos futuros se assim for solicitado.

O local onde a tubulação vai passar tem que ter ventilação?

Sim. Se a tubulação passar aparente por algum ambiente, este deverá ter ventilação permanente de acordo com norma técnica. A tubulação não poderá passar por forros e fossos, a menos que sejam envelopadas com as extremidades interligadas com a área externa.

A tubulação tem alguma indicação dizendo que é de gás?

Sim. As tubulações de gás recebem um adesivo indicando que são de gás e indicando, também, o sentido em que o gás circula na tubulação.

As tubulações podem cruzar para-raios e outras instalações?

Para cada tipo de instalação que cruzar a tubulação de gás ou correr em paralelo com a mesma há distâncias mínimas exigidas por norma. Para os sistemas de para-raios, por exemplo, a distância mínima é de 2 metros.

Logo Almeida e Lima 2

Precisando de ajuda? Entre em contato com a gente!